Depositada a 1ª parcela da Consulta Popular para Oncologia
Quinta, 15 de Agosto de 2019 às 15h43min
Demanda foi a mais votada na Consulta Popular 2017-2018

O coordenador da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (19ª CRS), Fernando Panosso anunciou na manhã desta quinta, 15, a liberação da primeira parcela do recurso aprovado pela Consulta Popular 2018, para a construção do setor de oncologia junto ao Hospital Divina Providência (HDP) de Frederico Westphalen.

Conforme Panosso, o valor de R$ 224 mil foi depositado na segunda, 12, e corresponde a 20% do valor total do recurso, que é de R$ 1,1 milhão, segundo o projeto apresentado ao governo do Estado. A segunda parcela só será paga após o início da obra, que deverá ser junto ao local onde hoje funciona a hemodiálise no hospital.

Dados apontam que nas regiões de abrangência da 19ª CRS e 15ª CRS (Palmeira das Missões) são registrados 900 novos casos de câncer a cada ano. Por isso, existe uma expectativa para que os municípios auxiliem com contrapartidas para viabilizar e manter o serviço em FW. “Imaginem o custo de um município como Frederico ter que levar pacientes com câncer para Erechim, que é nossa referência. O funcionamento da oncologia significa encurtamento das distâncias, vai diminuir custos e dar mais comodidade para os pacientes e familiares”, analisou.

HDP

O presidente do HDP, Ayres Rizzi explica que a diretoria vai se manifestar oficialmente nos próximos dias. Adianta que o projeto da oncologia referente ao recurso liberado é antigo e precisa de readequação e reapresentação para a Secretaria Estadual de Saúde.

Fonte: https://www.folhadonoroeste.com.br/noticias/hdp-depositada-1a-parcela-para-oncologia/
Fotos