História

Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai

O COREDE Médio Alto Uruguai - CODEMAU - iniciou sua caminhada de construção e implantação em julho de 1991. Após várias reuniões e seminários realizados na região do Médio Alto Uruguai, que culminou com um grande encontro em novembro de 1991, quando o ex-governador Alceu de Deus Collares, presente ao evento realizado em Frederico Westphalen, autorizou o processo de organização regional do Conselho, o qual foi instalado em 1992.

O COREDE Médio Alto Uruguai - CODEMAU - foi o nono a ser implantado. A região atualmente é composta por 22 municípios, situados no extremo norte do Estado do Rio Grande do Sul, divisa com o oeste do Estado de Santa Catarina, somando uma população de 148.403 habitantes, sendo 54,74% residentes no meio urbano e 45,26% no meio rural, segundo o Censo 2010. Dados preliminares do IBGE/2015 estima a populaçã o em 151.357 habitantes.

A sede do COREDE Médio Alto Uruguai - CODEMAU - está localizada em espaço físico cedido pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Campus de Frederico Westphalen. Conta com logística adequada para atender a demanda, e uma equipe qualificada de assessores e colaboradores que voluntariamente atuam nas atividades de diagnóstico, elaboração e execuçã o de projetos de interesse da comunidade regional.

Os membros representantes do COREDE Médio Alto Uruguai - CODEMAU, são Prefeitos Municipais, Presidentes das Câmaras Municipais de Vereadores, Presidentes de COMUDEs - Conselhos Municipais de Desenvolvimento, parlamentares com domicílio eleitoral na região de abrangência e representantes de entidades organizadas, governamentais e não governamentais, com ou sem fins econômicos.

Seguindo a missão, visão, objetivos e princípios do Fórum dos COREDEs, o COREDE Médio Alto Uruguai - CODEMAU, pauta suas ações em:

  • Promover a participação de todos os segmentos da sociedade regional no diagnóstico de suas necessidades e potencialidades, para a formulação e implantação das políticas de desenvolvimento integrado da região;
  • Elaborar planos diretores e estratégicos de desenvolvimento regional;
  • Manter espaço permanente de participação democrãtica, respeitando o pluralismo e resgatando a cidadania, através da valorização da ação política;
  • Constituir-se em instância de regionalização do orçamento do Estado, conforme estabelece o art. 149, parágrafo 8º da Constituição do Estado;
  • Orientar e acompanhar, de forma sistemática, o desempenho das ações dos Governos Estadual e Federal na região;
  • Respaldar as ações do Governo do Estado na busca de maior participação nas decisões nacionais;
  • Coordenar, em parceria com o Governo do Estado - SEPLAN, o processo de Participação Popular e Cidadã/Consulta Popular, através das Assembleias Públicas Municipais e Regionais, oportunizando discutir e definir com a comunidade regional as prioridades, às quais serão alocados recursos financeiros e serão inseridos no orçamento Estadual do ano posterior.

O CODEMAU é uma entidade sem fins lucrativos, tendo uma diretoria eleita a cada biênio, constituída por um presidente, dois vice-presidentes, um tesoureiro e uma secretária executiva, sendo assessorados por comissões setoriais, COMUDEs, nas diferentes áreas de atuação da entidade. O CODEMAU, ao longo de sua trajetória sempre primou pelo trabalho integrado e cooperado com outras entidades da região, buscando unir forças e recursos para impulsionar ainda mais o desenvolvimento da região norte do Estado do Rio Grande do Sul. Dentro desta premissa básica, tem sua forma de gestão totalmente democrática, onde antes de qualquer decisão consultam-se seus membros estatutários, bem como se procura valorizar o capital humano e social existente na região, como forma de envolver cada vez mais pessoas e parceiros existentes.