Definidas as prioridades da Consulta Popular
09 de maio de 2018

A Assembleia Regional Ampliada da Consulta Popular 2018, orçamento 2019, terceira etapa deste processo, foi realizada no dia 09 de maio de 2018, na sala 02 do prédio 05 da URI – Campus de Frederico Westphalen. A assembleia contou com a participação do Coordenador Estadual da Consulta Popular, Teonas Fabiano Baumhardt e de mais de 100 lideranças da região, demonstrando a importância da Consulta Popular para os municípios do CODEMAU.

Um dos objetivos desta assembleia foi definir as demandas que irão compor a cédula de votação da consulta popular. Esta definição tem por base as decisões tomadas pela população dos 22 municípios que pertencem ao CODEMAU nas suas assembleias municipais. A plenária da assembleia decidiu que a cédula de votação das demandas do CODEMAU será composta por 10 propostas.

Outro objetivo da Assembleia Regional Ampliada é a definição de quantas demandas serão eleitas na Consulta Popular e qual será o percentual que cada uma irá receber do valor total de R$ 3.059.848,51 destinados para os municípios do CODEMAU. Foi definido que serão eleitas quatro demandas, sendo que a demanda com maior votação ficará com 40% do valor, a segunda ficará com 30%, a terceira recebera 20% e a quarta receberá 10%. As áreas prioritárias para a região são: Agricultura, saúde, Segurança e turismo.

A próxima etapa será a votação, que acontecerá nos dia 26, 27 e 28 de junho de 2018, onde cada eleitor poderá escolher uma, dentre as 10 demandas que estarão na cédula. O processo de votação será totalmente digital: online pelo site da consulta popular, off-line via aplicativo para celular e por SMS.

Fonte: CODEMAU.
Fotos