Lançamento da Consulta Popular 2018, orçamento 2019
05 de abril de 2018

A consulta Popular 2018, orçamento 2019 teve início no dia 04 de abril de 2018, para o Corede Médio Alto Uruguai (CODEMAU), com a realização da Assembleia de Lançamento que aconteceu no auditório da URI Câmpus de Frederico Westphalen. A assembleia foi organizada e coordenada pelo CODEMAU em parceria com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do Rio Grande do Sul. Estiveram presentes prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, presidentes dos COMUDES, representantes de entidades e da sociedade civil.

No evento, o Coordenador Estadual da Consulta Popular, Teonas Baumhardt relatou sobre os pagamentos das prioridades eleitas nas edições anteriores da Consulta Popular, destacando que todos os projetos encaminhados e que estavam com a documentação correta foram pagos conforme cronograma. Teonas também ressaltou o acréscimo de valores que foram destinados para a consulta popular deste ano de 2018, sendo que o CODEMAU teve um incremento de 21% nos valores em relação ao ano passado, sendo destinados R$ 3.059.848,51 para este ano.

Na sequência, o Coordenador estadual apresentou a metodologia adotada para a Consulta Popular de 2018, que tem como documento orientador a Resolução 01/2018, aprovada pela Comissão Geral de Coordenação da Consulta Popular em 27/03/2018, disponível para download no endereço http://codemau.org.br/arquivos/downloads/3.PDF.

Para a organização local da Consulta Popular, a Secretária Executiva do CODEMAU, Márcia Faccin, coordenou os trabalhos. Na ocasião foi eleita a Comissão Regional da Consulta Popular, composta por representantes do Governo Estadual, representantes das entidades e da sociedade civil e representantes do CODEMAU. Também foi decido pela plenária as áreas prioritárias que serão trabalhadas nesta edição da Consulta Popular, sendo elas: a agricultura e desenvolvimento regional, através de suas cadeias produtivas, a saúde, a segurança pública, o turismo e a educação.

Para que todos os municípios e, consequentemente, a região falem a mesma linguagem quando as prioridades forem definidas para compor a cédula de votação, foram constituídas comissões que discutirão cada área definida em plenária e estas discussões apontarão as linhas que tem maior prioridade dentro de cada área para que a população da região faça sua escolha. As prioridades que a região do CODEMAU está trabalhando foram definidas considerando o Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região do CODEMAU – 2015-2030, elaborado com a participação de entidades e da comunidade regional.

A próxima etapa da Consulta Popular acontecerá nos 22 municípios do CODEMAU, onde os COMUDES organizarão a Assembleia Pública Municipal, na qual serão definidas até cinco prioridades para compor a cédula de votação e também serão eleitos delegados municipais para participar da Assembleia Regional Ampliada, que acontecerá dia 09 de abril d 2018, quando serão definidas as prioridades que poderão ser votadas nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2018, no período de votação da Consulta Popular.

Fonte: CODEMAU.
Fotos