Consulta Popular: municípios encaminham projetos para acessar recursos
Quarta, 16 de Fevereiro de 2022 às 09h16min
Demandas eleitas no pleito de 2021 são das áreas de agricultura e turismo

Os municípios do Corede Médio Alto Uruguai – Codemau iniciam o ano com perspectiva de diversos investimentos nas áreas de agricultura e turismo, recursos oriundos da Consulta Popular 2021 orçamento 2022.
Na região de abrangência da entidade foram três demandas eleitas, no valor de R$ 371.429,00 cada. São estas: 1) Fomentar as cadeias produtivas indutoras do desenvolvimento local e regional; 2) Promover a recuperação e conservação dos solos e das águas dos municípios do COREDE Médio Alto Uruguai e 3) Fortalecer o turismo na região do COREDE Médio Alto Uruguai através de divulgação e qualificações dos empreendedores e demais agentes envolvidos no setor.
Conforme a presidente do Codemau, Marcia Faccin, todos os municípios contemplados com as demandas já enviaram os projetos e demais documentos neste mês de fevereiro para avaliação do Governo do Estado.
– Agradecemos a mobilização de todos os municípios em mais um pleito. Agora, os documentos estão em fase de análise para posteriormente ser firmado os convênios. Os projetos eleitos são essenciais e refletem as demandas atuais da região nas áreas de agricultura e turismo – ressalta a presidente.

Resultado geral

Fonte: Elaborado por equipe Codemau, com informações da SPGG.

Resultado por demanda eleita

Tabela 1 - Fomentar as cadeias produtivas indutoras do desenvolvimento local e regional


Fonte: Elaborado por equipe Codemau, com informações da SPGG.

Tabela 2 - Promover a recuperação e conservação dos solos e das águas dos municípios do COREDE Médio Alto Uruguai


Fonte: Elaborado por equipe Codemau, com informações da SPGG.

Tabela 3 - Fortalecer o turismo na região do COREDE Médio Alto Uruguai através de divulgação e qualificações dos empreendedores e demais agentes envolvidos no setor


Fonte: Elaborado por equipe Codemau, com informações da SPGG.

A presidente do Codemau reitera que os municípios contemplados são os que atingiram a porcentagem mínima de 2% de votos, conforme a legislação do pleito. É válido também destacar que o projeto de fortalecimento do turismo tem abrangência regional, ou seja, conforme acordado em assembleia, o Corede é responsável por coordenar o projeto e execução das metas juntos aos municípios contemplados.

Codemau é o segundo Corede do Estado com o maior número de votos

O Corede Médio Alto Uruguai – Codemau ficou entre os primeiros colocados em nível de Estado no número de votos na Consulta Popular.  Confira:


Fonte: Elaborado por equipe Codemau, com informações da SPGG.

Tabela geral


Fonte: SPGG.

Fonte: Rafaela Rodrigues - Equipe Codemau
Fotos